MPT 2013

MPE2013 moves into Mathematics of Planet Earth

The successful year-long initiative will continue past 2013.

 

MONTREAL, 11, Dezembro 2013 - A 1 de janeiro de 2014, o projeto internacional "Matemática do Planeta Terra 2013" (MPE2013) continuará como "Matemática do Planeta Terra "(MPE). Os objetivos permanecem inalterados - identificar perguntas de investigação fundamental sobre o Planeta Terra e chegar ao público em geral.


O MPE2013 nasceu da iniciativa de Christiane Rousseau, professora de matemática na Universidade de Montreal e vice-presidente da União Internacional de Matemática. Como a Prof Rousseau observou, o "Matemática do Planeta Terra 2013"  tem sido um grande começo e o nível de cooperação demonstrado pelo MPE2013 não tem precedentes. Mas a identificação dos problemas de pesquisa não é suficiente. A Matemática move-se lentamente, os problemas planetários são muito desafiadores, e não podemos esperar grandes resultados em apenas um ano."

 

De acordo com Irina Bokova, Diretora-Geral da UNESCO, a iniciativa "A Matemática do Planeta Terra (MPE)" está em forte consonância com o trabalho da UNESCO para promover as ciências e a educação científica, especialmente através de nosso Programa Internacional de Ciências Básicas. A Matemática faz avançar a investigação fundamental e desempenha um papel importante nas nossas vidas diárias. Mais do que nunca precisamos desenvolver materiais de aprendizagem relevantes para despertar em cada aluno, especialmente nas meninas, uma sensação de alegria no universo maravilhoso da matemática e do imenso potencial desencadeado por esta disciplina. Neste espírito, nós elogiamos a iniciativa e endossamos plenamente a proposta de continuar este programa para além de 2013. "

 

Destaques do "Matemática do Planeta Terra 2013"

Sob o patrocínio da UNESCO, o MPE2013 reuniu mais de 140 sociedades científicas, universidades, institutos de pesquisa e fundações de todo o mundo para pesquisar questões fundamentais sobre o Planeta Terra, fomentar uma melhor compreensão das questões globais e ajudar a informar o público sobre a matemática essencial dos desafios do nosso planeta. As atividades do MPE2013 incluíram mais de 15 programas de longo prazo em institutos de pesquisa matemáticos de todo o mundo, 60 oficinas, dezenas de sessões especiais nas reuniões da sociedade, série de palestras públicas, escolas de verão e de inverno para estudantes com formação, experiências de pesquisa para alunos sem formação, uma competição internacional para apresentações virtuais com qualidade museográfica, e uma exposição MPE de código aberto. Além disso, o MPE2013 tem apoiado o desenvolvimento de materiais curriculares de alta qualidade para todas as idades e graus.

 

Encorajando a Investigação

As atividades científicas do MPE2013 foram dirigidos tanto para a comunidade das ciências matemáticas, bem como para os seus potenciais colaboradores de outras disciplinas, para identificar questões fundamentais de pesquisa sobre o Planeta Terra. O MPE2013 provou que muitas questões relacionadas com o tempo, o clima, a ecologia, a sustentabilidade, a saúde pública, os desastres naturais e os sistemas financeiros e sociais conduzem a problemas matemáticos interessantes. Várias escolas de verão e de inverno têm oferecido oportunidades de formação para jovens investigadores nestas áreas.

 

Popularização

As atividades de extensão do MPE2013 eram tão importantes quanto as atividades científicas. Mais de sessenta palestras foram dadas para o público de todos os cinco continentes. Destaca-se o Dia MPE na UNESCO e as palestras públicas Simons MPE, agora publicadas no site do MPE2013, que foram apoiadas financeiramente pela Fundação Simons. O MPE2013 tem mantido uma bolsa de conferencistas, apoiou o desenvolvimento de materiais curriculares, produziu uma coleção de cartazes, edições especiais de revistas matemáticas e outros materiais educativos. Todos esses materiais estão disponíveis gratuitamente no site do MPE2013. Muitas atividades foram realizadas nas escolas em vários países. A exposição permanente de código aberto MPE está agora alojada no site do IMAGINARY e pode ser usado e adaptado por escolas e museus.

 

Blogs diários

A dupla missão do MPE2013 - estimulando a comunidade de pesquisa matemática e estendendo a mão para o público em geral - reflete-se nos Blogs diários (um em Inglês, o outro em francês), cada um dos quais tem apresentado cerca de 300 entradas sobre temas que vão desde a estrutura do núcleo do nosso planeta à compreensão da biodiversidade, desde encontrar formas de fazer avançar tecnologia de energia solar de ponta até uma melhor compreensão do sistema climático da Terra, e desde terremotos e tsunamis até à propagação de doenças infecciosas. Os blogs têm várias centenas de acessos por dia.


Elogio para "Matemática do Planeta Terra 2013"

"A União Internacional de Matemática entusiasticamente apoia a continuação de Matemática do Planeta Terra. O sucesso desta iniciativa atesta o papel fundamental das ciências matemáticas e parcerias interdisciplinares na investigação sobre os desafios globais, cada vez mais valorizados pela sociedade. "(Ingrid Daubechies, presidente da União Internacional de Matemática). Não se trata de pregar para os convertidos. "O material desenvolvido para o currículo do Matemática do Planeta Terra, fornece às escolas e educadores a riqueza livre de encargos de material e será usado por muitos anos. A iniciativa tem apresentado ao público, às escolas e aos meios de comunicação aplicações desafiadoras da matemática, com respostas significativas a perguntas como "O que é útil para a matemática?" (Mary Lou Zeeman, MPE coordenador de Educação)

A "Matemática do Planeta Terra" Matemática do Planeta Terra" contribuiu maravilhosamente para difundir uma cultura informada sobre o meio ambiente e ajuda a obter um conjunto de ferramentas matemáticas comuns necessárias para lidar com os desafios dramáticos enfrentados hoje pelo nosso planeta." (Ferdinando Arzarello, presidente da Comissão Internacional de Instrução Matemática).

 

O MPE2013 também tem captado a atenção de outras disciplinas. Entre os seus parceiros estão a União Americana de Geofísica, a Associação Internacional para as Geociências Matemáticas, e a União Internacional de Geodésia e Geofísica. A pesquisa sobre questões planetárias é interdisciplinar e a colaboração em rede são essenciais para o progresso.

 

"Grandes matemáticos compreenderam a importância da investigação sobre o planeta Terra há muitos séculos atrás. Pierre Fermat estudou o peso da Terra, Carl Friedrich Gauss contribuiu para o desenvolvimento de geomagnetismo e, juntamente com Friedrich Wilhelm Bessel, fez contribuições significativas para a geodesia; Andrei Tikhonov desenvolveu técnicas de regularização utilizadas intensivamente em estudos de problemas inversos em muitas áreas da geofísica. O matemática do Planeta Terra 2013 destacou mais uma vez a importância da cooperação internacional multidisciplinar e estimulou os matemáticos e os geocientistas a trabalharem juntos para descobrir os mistérios da Terra ". (Alik Ismail-Zadeh, geofísico matemático e Secretário Geral da União Internacional de Geografia e Geodésia).

 

Contactos:

Christiane Rousseau

MPE2013 Coordinator

1-514-915-6081,

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Fred Roberts

MPE2013+ in the US

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

office phone 1-848-445-4303

Cell phone 1-908-803-7851

 

Eugene Fiorini

MPE2013+ in the US

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

1-848-445-0075

 

Media contact:

William Raillant-Clark

International Press Attaché

University of Montreal (officially Université de Montréal)

Tel: 1-514-343-7593 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | @uMontreal_News

 

Link: