MPT 2013

Matemática do Planeta Terra 2013 
Jaime Carvalho e Silva 
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

A Matemática do Planeta Terra, interpretada de forma tão ampla quanto possível, é o tema que CRM-Centre de Recherches Mathématiques do Canadá escolheu para divulgar a Matemática em 2013. Esta iniciativa tem o apoio da IMU— União Matemática Internacional, do ICMI — Comissão Internacional de Instrução Matemática e do ICIAM — Comissão Internacional de Matemática Aplicada e Industrial.  

Já foram lançados vários apelos concretos para iniciativas e está a decorrer um concurso de ideias para módulos virtuais de acesso livre com prémios até 5000 dólares.

A Terra é um planeta com processos dinâmicos no manto, nos oceanos e na atmosfera criando o clima, originando desastres naturais e influenciando os aspectos fundamentais da vida e de sistemas de apoio à vida. Além desses processos naturais, os seres humanos desenvolveram sistemas de grande complexidade, incluindo os sistemas económicos e financeiros; a world wide web; as redes de gestão de recursos, transportes e as redes de produção e utilização de energia; as redes de prestação de cuidados de saúde, entre outras. A atividade humana aumentou ao  ponto de influenciar o clima global, de ter impacto na capacidade de regeneração do planeta e ameaça a estabilidade de todos os seus sistemas. Assim, levantam-se questões chave como as alterações climáticas, a sustentabilidade, as catástrofes 
provocadas pelo homem, o controlo de doenças e epidemias, bem como, em geral, a gestão de recursos.

A Matemática desempenha um papel fulcral nestes e muitos outros processos que afetam o Planeta Terra, tanto como uma disciplina fundamental, como uma das componentes essenciais da investigação multidisciplinar e interdisciplinar. Nesta conferência serão apresentadas algumas das linhas de trabalho possíveis para este ano de 2013.